O concelho de Penamacor, tradicionalmente, revela a sua religiosidade também nas suas festas e romarias. No espaço sagrado que rodeia as ermidas, o nosso povo continua a sua história, revive o passado nas tradições, no folclore, no mistério da vida e da morte, envolvendo-se no manto da natureza, rezando e cantando, suplicando a proteção de Deus e dos Santos para o tempo e eternidade. O sagrado afirma-se na missa e procissão, nas promessas e na oração; o profano no convívio, nas merendas, na feira.
As nossas romarias celebram-se na primavera, logo depois da Páscoa, e têm um caráter essencialmente mariano.
NOSSA SENHORA DO INCENSO
SENHORA DO BOM SUCESSO
Realiza-se no 2º Domingo depois da Páscoa. O santuário situa-se a cerca de 12 km de Penamacor, seguindo pela estrada de Espanha.
NOSSA SENHORA DA QUEBRADA
Celebrada primitivamente na Quinta Feira da Ascenção, realiza-se agora no 6º Domingo depois da Páscoa, em Benquerença. Da ermida, situada num outeiro a 1,5 km da povoação, junto à estrada do Anascer, avista-se vasta panorâmica do vale circundante.
NOSSA SENHORA DA PÓVOA
A mais conhecida romaria do concelho e uma das mais maiores da Beira Baixa, realiza-se segunda-feira do Espírito Santo (50 dias após a Páscoa) num belo e amplo santuário no sopé da serra d'Opa, a cerca de 1,5 km da aldeia do Vale da Senhora da Póvoa. O arraial decorre de sábado a segunda.









